Caçadores de Medula Óssea

Em breve alcançaremos mais uma meta!

Posted on: 13/09/2010

Aos meus Bravos Caçadores de Medula Óssea,

E com alegria que novamente inicio o post de hoje comunicando que mais uma meta será alcançada! Daqui a alguns anos Brasília se tornará uma cidade referencial no tratamento da leucemia e doenças do sangue, graças ao ativismo e a dedicação de cada um de vocês. Caçadores e galera da Liga da Medula vocês são o melhor time, com quem eu poderia contar, porque juntos somos mais fortes! Já temos um Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário de Brasília (BSCUP) e neste exato momento o GDF(Governo do Distrito Federal) estuda o Projeto para criação da Unidade de Transplante de Medula Óssea no Hospital de Base de Brasília. Uau! Isso mesmo! Traremos dignificação aos pacientes com leucemia e doenças do sangue brasilienses! Chega de correr para outros Estados!

No entanto, sabemos que toda “Guerra” é feita de “estratégias” , em poucos dias iniciaremos o maior bombardeio de e-mails as caixas dos partidos políticos, da Câmara e do Senado. Vamos precionar todas as esferas da Gestão Pública para que esse Projeto seja concluído o mais rápido possível e vamos despertá-los para o interesse da população local.  Nós podemos fazer mais! Basta nos unirmos!

Neste momento vamos começar pela própria Secretaria de Saúde que divulgou esta nota, o endereço eletrônico é svs@saude.gov.br (Enviem manifestações aos cuidados do Secretário Joaquim Barros Neto)

A seguir apresento alguns fragmentos do e-mail que me foi destinado:

“O Distrito Federal é a primeira unidade federativa do Centro-Oeste a instalar um banco de sangue de cordão umbilical e placentário e a sétima nacional a contar com o serviço de coleta e armazenamento do material. Hoje, o mesmo banco funciona no Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina e Paraná, e são ligados à Rede BrasilCord, que reúne todos.

O investimento para implantação do BSCUP veio do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e custou R$ 3,5 milhões. Com o recurso foi possível comprar todo o equipamento necessário e capacitar profissionais.

Como funciona

Segundo informações da Fundação Hemocentro de Brasília, o armazenamento do material pelo SUS custa cerca de R$ 3 mil. A doação é voluntária e não causa nenhum prejuízo a saúde da mãe ou da criança. A mãe deve obedecer aos seguintes critérios: ter menos de 37 anos, ter no mínimo 35 semanas de gestação no momento da coleta e não possuir histórico médico de câncer, doenças hematológicas (doenças do sangue) ou infecto-contagiosas.

O procedimento para a coleta do cordão umbilical e placentário é simples e ocorre logo após o parto, com o consentimento da mãe. No laboratório é realizado o procedimento e o material fica armazenado em nitrogênio líquido nos tanques robotizados, a menos de 190 graus centígrados negativos. As maternidades de Brasília terão que assinar um convênio com o banco para participarem da coleta.

O secretário de Saúde, Joaquim Barros Neto, acenou para possibilidade de se instalar um Unidade de Transplante de Medula Óssea no Hospital de Base do DF. “Já temos profissionais capacitados e estrutura física para termos a unidade”, disse o secretário. (Estão esperando o quê???Com certaza o aval dos Órgãos Fiscalizadores e  licitações, ficaremos de olho!)

Na oportunidade, o  governador Rosso também fez um balanço das ações de governo voltadas para melhorar a saúde pública. Ele destacou que a pasta é prioridade de gestão e orçamento e citou as mais importantes tomadas de decisão, como a descentralização e autonomia financeira para os hospitais públicos, a convocação de 592 médicos concursados e mais de 1 mil funcionários de saúde, além do convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para a distribuição, armazenamento e controle no estoque de medicamentos. “ (Vamos acompanhar isso de perto!)

Fonte: Secretária de Saúde

 
 
 
 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Medulas ósseas transportam amor!

A medula transporta amor!

Caçadores de Medula Óssea

Olá, meu nome é Andréia Kely!

Criei o blog Caçadores de Medula Óssea a fim de reunir todas as informações sobre campanhas de doação de medula óssea, bem como interagir como uma ferramenta educativa, explicativa, esclarecedora e motivadora para todos os que entendem a grandiosidade de doar vida!
Dedico este blog a todos que vivem ou já viveram com diagnósticos de leucemia e doenças do sangue!
Sejam bem vindos, a grande corrente pela vida!

Lembrem-se sempre: Basta apenas uma gota de seu sangue, para que a vida aconteça novamente! A VONTADE é a maior POTÊNCIA do MUNDO!
Aproveitem o seu dia!

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 2.183 outros seguidores

Leia também os posts antigos

Posts por Categoria

Siga-me no Twitter!

Principais acessados

MedVidas – Planos de Saúde, Seguros de Vida

Saúde à Vida

Saúde à Vida

Blog Voluntário



<BannerFans.com






Pensar ECO
Coloque um V em sua foto!
http://avidadependedeumgesto.blogspot.com/
%d blogueiros gostam disto: