Caçadores de Medula Óssea

Detinados a Vencer!

Posted on: 02/09/2010

 

Aos Meus Bravos Caçadores de Medula Óssea,

 

É com muita alegria que divulgo que uma das nossas primeiras metas foi alcançada! Brasília agora possui um Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP). O tratamento de células tronco para a cura da leucemia está chegando aqui!

Este blog nasceu da necessidade envidar esforços estrategicamente em Brasília, capital de nosso Distrito Federal. Eu precisava regionalizá-lo, direcionar a nossa campanha para a esfera pública brasiliense. Por trás do nosso layout não há só filantropias, mas, essencialmente ativismo virtual!  É um manifesto civil! Vimos aqui para mudar histórias e buscamos o empoderamento do cidadão como agente propulsor da Gestão Pública.  Este exército de Caçadores de Medula, busca a dignificação de pacientes com protocolo de oncologia em Brasília, a fim de minimizar o sofrimento e dignificar o seu período de vida, tendo em vista, a relevância do fardo psíquico, emocional e físico do câncer para o doente e para seus entes.

Para nós, é inadmissível que o paciente oncológico, ainda seja submetido a atendimento hospitalar precário, falta da medicação nas Farmácias Públicas, descaso, abandono, tornando-se como filhos bastardos deste solo. E são muitos os casos em que são forçados a mudarem de Estado, a procurarem amparo em outras cidades e lá encontram os recursos que a Capital do Brasil deveria ter. Estatisticamente 30% das crianças com câncer nesta cidade, em média, morrem. (Fonte: IBGE 2010)

E como cidadã, não responsabilizo apenas nossos Representante Políticos, mas, aqueles que trocam , ameaçam e renegam o seu direito a Saúde, a Educação de seus filhos, a sua futura Previdência, o Direito do Trabalhador e muitos outros direitos, por um lote de terra, um cargo comissionado, um contrato, uma “ajuda de custo”, tudo, em favor do voto. Quando um cidadão se submete a isso, assume a responsabilidade de eleger um Representante sem capacitação e alheio aos interesses da sociedade e do povo. Recompensa que este cidadão poderá receber caso um dia precise de atendimento hospitalar público ou simplesmente aposentar-se. Vivemos na grande caixa de Pandora!

É chegado o momento de intervirmos nos processos conceituais de nossa Comunidade. Fazer diferença, mudar comportamentos e alavancar a auto-estima dos nossos queridos carequinhas!

Porém este cantinho, ainda acredita em sentimentos nobres, ainda conhece caráteres irrefutáveis, íntegros e é destas pessoas que estamos formando o nosso exército. Cidadãos que se importam! Pessoas destinadas a vencer e a mudar trajetórias! Desbravadores, empreendedores e maximizadores de pontenciais!

Essa vitória não é minha, é nossa nobres Caçadores! Tenho recebido muito e-mails de parlamentares elogiando o blog, Entidades, Associações, ONGs, Parceiros de luta e a todos só posso dizer que subimos apenas o primeiro degrau de nossa longa escada. Ainda não acabou!

Quero parabenizar publicamente, nossa querida ABRACE, associação quem tem feito a diferença nesta cidade! Graças a ABRACE a ala infantil de oncologia do Hospital de Base de Brasília foi reformada e atualmente uniram esforços para construir com donativos o Hospital da Criança de Brasília. Foi fantástica a iniciativa, daqui uns tempos, pelos menos as crianças, serão acolhidas com dignidade.

No entanto, queremos mais! Queremos um Hospital do Câncer em Brasília e essa campanha levaremos até o fim. Por enquanto, comemoraremos nossas primeiras conquistas!

 

Um abraço a todos!

Andréia Kely

 

Apresento a nota Oficial sobre o novo Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP):

 

Hemocentro inaugura banco de cordão umbilical

Em parceria com o Instituto Nacional do Câncer, GDF abriu, no dia 1º de junho, o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP). Objetivo é aumentar as chances de localização de células-tronco hematopoéticas para pacientes que necessitam de transplante de medula óssea.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), inaugurou no dia 1º de junho, às 10h, o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP). O objetivo é aumentar as chances de localização de células-tronco hematopoéticas para pacientes que necessitam de transplante de medula óssea e não encontram doadores compatíveis. 
 
O procedimento para a coleta do cordão umbilical e placentário é simples e ocorre logo depois do parto, com o consentimento da mãe. No laboratório é realizado o procedimento e o material fica armazenado em nitrogênio líquido, a menos de 190 graus negativos. 
 
Com o implantação do banco, a FHB fará parte da Rede BrasilCord, que reúne os bancos públicos de sangue de cordão umbilical e placentário. O Distrito Federal é uma das oito unidades de expansão da rede, seguido do Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. 
 
A nova unidade será entregue à população no final de agosto/2010, com equipamentos e profissionais treinados para a realização do procedimento. A Fundação Ary Frauzino foi a responsável pelo gerenciamento do BSCUP, juntamente com o Inca e Ministério da Saúde.  
 
Segundo dados do Inca, ao término da construção dos 12 bancos da rede, espera-se armazenar cerca de 60 mil cordões, número considerado ideal para, juntamente com os doadores voluntários de medula óssea, suprir a demanda de transplantes no Brasil. No país com quase 200 milhões de habitantes existe somente cerca de 1,4 mil doadores. 

Com informações da Ascom/Secretaria de Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Medulas ósseas transportam amor!

A medula transporta amor!

Caçadores de Medula Óssea

Olá, meu nome é Andréia Kely!

Criei o blog Caçadores de Medula Óssea a fim de reunir todas as informações sobre campanhas de doação de medula óssea, bem como interagir como uma ferramenta educativa, explicativa, esclarecedora e motivadora para todos os que entendem a grandiosidade de doar vida!
Dedico este blog a todos que vivem ou já viveram com diagnósticos de leucemia e doenças do sangue!
Sejam bem vindos, a grande corrente pela vida!

Lembrem-se sempre: Basta apenas uma gota de seu sangue, para que a vida aconteça novamente! A VONTADE é a maior POTÊNCIA do MUNDO!
Aproveitem o seu dia!

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 2.184 outros seguidores

Leia também os posts antigos

Posts por Categoria

Siga-me no Twitter!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Principais acessados

  • Nenhum

MedVidas – Planos de Saúde, Seguros de Vida

Saúde à Vida

Saúde à Vida

Blog Voluntário



<BannerFans.com






Pensar ECO
Coloque um V em sua foto!
http://avidadependedeumgesto.blogspot.com/
%d blogueiros gostam disto: